Sobe e Desce da Invicta

Passeio de cicloturismo, incluído na Semana Europeia da Mobilidade

Visitas

-

-
Olá a todos,
-
Como já tínhamos noticiado, aqui está crónica do 1º “Sobe e desce da Invicta”, passeio de btt que decorreu no dia 17/09/2010, inserido no programa oficial da Semana Europeia da Mobilidade da cidade do Porto.
 -
Nota positiva para a grande afluência de Biker’s que ajudou a abrilhantar o evento.



















-
Sem grande atraso, foi dado inicio ao passeio e Avenida da Boavista acima, pela ciclovia fomos até o Parque da Pasteleira.
-
Chegados ao parque o pelotão foi alongando, visto que a ciclovia, não tinha largura suficiente para os mais de 250 participantes e pelo facto de o parque da Pasteleira não ter quase iluminação nenhuma, provocou um efeito visual muito interessante das luzes brancas e vermelhas das bicicletas.
-
Pena não existir registos dessa passagem.
-
Daí seguimos em direcção à marginal, altura em que o pelotão ía mais ou menos compacto, visto que foi possível reagrupar novamente.
-
-
Alguns km mais à frente surgia a primeira dificuldade do passeio e que originou a que a passagem fosse feita de uma forma lenta, uma subida de poucos metros mas, já com alguma inclinação, aliado ao facto da rua começar a estreitar  à medida, que a inclinação aumentava.
-

-
Apenas os primeiros conseguiram passar sem grandes dificuldades, enquanto os seguintes tiveram necessidade de desmontar e subir com as bicicletas à mão. 
-









-
Ora depois desta pequena dificuldade, a rua que era necessário subir, conduziu o pelotão à rua D. Pedro V, onde os esperava uma descida muito rápida, mas que voltou a alongar o mesmo, visto que a entrada para essa rua era muito estreita e só passava um ciclista de cada vez.
-

-

No entanto, a descida que os esperava de cerca de 1 km era muito rápida e engraçada, final da descida que nos conduziu novamente até à marginal, para junto do museu do eléctrico, surgia, mais uma dificuldade, que era a subida para os caminhos do romântico.
--
-

-

-















-

Dificuldade provocada não pelo grau de inclinação da mesma, mas pelo facto do piso ser bastante irregular e pelo facto de ser necessário passar um estrado em madeira, onde novamente só passava um ciclista de cada vez.

Depois desta subida pelos caminhos do romântico, chegava-mos ao palácio de Cristal, onde estava a espera de todos o abastecimento, para uma paragem de cerca de 10 minutos.
-
-
Reagrupamento de todo e pelotão e partimos em direcção à Avenida dos Aliados, onde foi possível juntar todo o pelotão e dar duas voltas à referida avenida.
-






-


Daqui seguimos para a Rua Mouzinho da Silveira, sempre a descer em direcção à marginal, com destino ao local de partida, sempre a bom ritmo.
-
Nesta altura já era necessário os guias auxiliarem alguns ciclistas que têm faltado aos treinos, para não se atrasarem.
-
Chegados ao parque da cidade, subimos em direcção à Avenida da Boavista com um "pequeno sprint final".
-
Foi a vez de os participantes levantarem os brindes a que tinham direito e aguardarem pelo sorteio de uma bicicleta.
-
Resumindo, foi possível colocar em pé um passeio, na minha opinião acessível a todos e que passou por locais da cidade do porto que normalmente não são percorridos, aliado ao facto de não ser todos os dias que temos o transito cortado para ser possível percorrermos a cidade do Porto de bicicleta à vontade, sem estar com preocupações com o transito, isto tudo aliado a ter custo zero para o participante.
-
De referir ainda o comportamento exemplar de todos e o excelente auxilio que foi dado também pela PSP, bem como pela Policia Municipal do Porto.




-
Foi pois um prazer para os elementos da Ecobike, terem ajudado a Câmara organizar este evento nesta semana.
-
Pessoalmente, foi uma satisfação e um prazer poder andar de bicicleta à noite, na companhia de tantos amigos, fazendo-me lembrar a canção "Só eu sei porque não fico em casa"...
-
Obrigado a todos os amigos que contribuíram e ajudaram a organização a levar a bom porto este evento.
- 



clique na foto para aceder ao vídeo
-
-
-Ass. Jorge Almeida
-

0 comentários:

Enviar um comentário

Deixa um comentário.

ORGANIZAÇÃO

VER PÁGINA OFICIAL
VER PÁGINA OFICIAL

Parcerias

VER PÁGINA OFICIAL VER PÁGINA OFICIAL VER PÁGINA OFICIAL